Departamento de Letras Estrangeiras Modernas (GLE)

Publicações

Publicações de professores do GLE:

Nome da Obra: Ensino de Línguas: caminhos para a formação docente

Autor: Paolo Torresan e Vanessa Della Peruta

Resumo da obra: Este livro apresenta contribuições de estudiosos/as do campo da linguística aplicada com o objetivo de fornecer coordenadas teórico-práticas para futuros professores de línguas. Com pesquisas atualizadas abrangendo tanto a educação básica quanto a superior, onde ocorre a formação de professores, as discussões presentes em Ensino de línguas: caminhos para a formação docente apresentam abordagens e encaminhamentos que vêm sendo aplicados nas salas de aula de ensino de línguas de nossos dias. Após mudanças impostas por um cenário pandêmico mundial, bem como mudanças em políticas públicas que afetam o ensino básico e superior, neste volume, buscamos refletir sobre novos cenários que se apresentam e desafiam a nossa forma de conceber o ensino e os usos da língua num mundo em constante transformação.

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Torresan, P., 2024, Certificazione PLIDA. Affidabilità dei valutatori della prova scritta, Pedro e João, São Carlos, SP

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Torresan, P., 2022, Un alfabeto di 23 lettere. Strategie didattiche per l’educazione linguistica, Pearson, Milano.

Torresan, P., 2022, Avaliação linguística. Glossário italiano/português. Valutazione linguística glossário italiano/portoghese, Pedro e João, São Carlos, SP.


Autor: Carla de Figueiredo Portilho

Nome da Obra: Escritos Suspeitos Vol. II – Violência em Foco

Resumo da obra: Escritos Suspeitos Vol. II – Violência em Foco dá continuidade à série iniciada em 2022,com Escritos Suspeitos Vol. I – Investigação e Crime em Perspectiva Intermidiática, ambos centrados nas mais recentes pesquisas brasileiras sobre narrativas de crime. Estapublicação faz parte dos projetos realizados pelo grupo de pesquisa Escritos Suspeitos:Estudos sobre a Narrativa Criminal, coordenado pelas professoras Carla de Figueiredo Portilho (UFF) e Vanessa Cianconi (UERJ), e resulta do encontro anual do GP, realizado em parceria com a UERJ, no Instituto de Letras da UFF, de 25 a 27 de setembro de 2024. A obra traz importantes contribuições para o estudo de um gênero que, mesmo com avanços recentes, ainda não recebe, no Brasil, uma atenção crítica equivalente àquela devotada às narrativas criminais nos países anglófonos. Diante da (agora já sabida) falsa impressão de que não houve uma tradição consolidada do romance policial no Brasil, as
produções que poderiam ser enquadradas nesse gênero acabaram, por muito tempo, sendo deslocadas para outros campos de estudo. O GP Escritos Suspeitos atrai, assim, não apenas pesquisadores dedicados às narrativas criminais, mas também aqueles que, trabalhando em outras áreas, acabam lidando com um tema recorrente na nossa literatura: o crime. Neste volume, buscamos centrar nossa atenção naquilo que pode ser tanto causa quanto consequência imediata do ato criminal literal ou metafórico: a violência, em suas diversas
acepções. Abordamos desde textos que tratam diretamente de narcotráfico, assassinato ou agressão sexual, até aqueles que discutem violências políticas, como censura, silenciamento, opressão sistêmica e cooptação político-pedagógica. Essa abordagem ampla trouxe uma grande variedade de textos relevantes para refletir sobre o tema, desde releituras de clássicos da literatura brasileira e estrangeira até diálogos com o cinema e a
TV contemporâneos. O livro funciona, assim, não apenas como um polo aglutinador de discursos sobre o gênero criminal, mas como um convite ao diálogo, permitindo que novos pesquisadores conheçam
nossas investigações e se unam a uma rede que, a cada ano, se expande no país, contando hoje com membros de diversas regiões.

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Autor: Mônica Fiuza Bento de Faria

1.BF Fiuza, Mônica. II VIAGENS DE JULES VERNE PELO TEATRO. (e-book). ed. Niteroi: Editora Makunaima, 2024. v. 1. 332p .

2.BF Fiuza, Mônica. Viagens de Jules Verne pelo teatro tomo 1. (e-book) ed. , 2023. v. 1. 230p .

3.BF Fiuza, Mônica. Um breve olhar sobre as mulheres na França do século XIX. (e-book) ed. Rio de Janeiro: Edições Makunaima, 2021. v. 1. 128p .

4.BF Fiuza, Mônica; AVELAR, P. . O mistério do 107. 1. ed. e-book Kdp – Amazon: Independently published, 2021. v. 1. 47p .

5.BF Fiuza, Mônica. Na antessala dos romances prefácios de romances franceses do século XIX Antologia. (e-book) ed. Rio de Janeiro: Ed. Makunaima, 2020. v. 1. 117p .

6.BF Fiuza, Mônica. Outras viagens extraordinárias de Jules Verne – Teatro e Poesia – Coletânea. 1. ed. Curitiba: Editora CRV, 2020. v. 1. 115p .


Nome da Obra: À la recherche du rayon vert

Autor: Mônica Fiuza Bento de Faria

Resumo da obra: À la recherche du rayon vert est une adaptation pour les apprenants FLE, niveau A2-B1,du roman Le Rayon vert de Jules Verne.

D’après une légende écossaise, le rayon vert confère à ceux qui le regardent le pouvoir de voir clair dans les sentiments et les cœurs. Deux messieurs, leur nièce et un jeune savant partent en voyage à la recherche de ce fameux rayon vert. Cependant un jeune artiste-peintre va bousculer tous leurs plans.

Collection:  Lecture pour apprenants du FLE niveau B1 /B2

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Nome da Obra: Le météore de la discorde

Autor: Mônica Fiuza Bento de Faria

Resumo da obra: D’après le roman La Chasse au météore de Jules Verne. Deux passionnés de l’astronomie se disputent un météore inédit, une sphère d’or apparue dans l’espace. Une chasse comique et cosmique !

La cupidité, le mariage, le divorce, la vanité et la soif de l’or y sont présents avec beaucoup d’humour et ironie.

Collection: Lecture pour apprenants du FLE NIVEAU A2/B1

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Nome da Obra: Le phare du cap Horn

Autor: Mônica Fiuza Bento de Faria

Resumo da obra:Le Phare du cap Horn, adapté du roman En Magellanie, « ultime voyage au bout du monde », grand roman posthume de Jules Verne, tout à la fois roman d’aventures et parabole philosophique et politique. Cette adaptation a été écrite à partir de la version originale du roman de Jules Verne, publiée par la Société Jules.

Collection:  Lecture pour apprenants du FLE niveau B1 /B2

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Capitulos de livros publicados:

1.BF Fiuza, Mônica. Voyage à travers l’impossible ou l’impossible des voyages. In: Eden Viana Martin, Nadine Laporte, José Luis Jobimet Ma Elizabeth Chaves de Mello. (Org.). Dialogue France-Brésil Tome 2 Circulations transculturelles: territoire,représentations,imaginaires. 1ed.Pau: Collection EFM 17Espaces, frontiéres, métissages, 2022, v. 2, p. 143-152.

BF Fiuza, Mônica. UMA MULHER EM LITÍGIO COM O SÉCULO XIX. In: Mônica Fiuza Bento de Faria. (Org.). UM BREVE OLHAR SOBRE AS MULHERES NA FRANÇA DO SÉCULO XIX. 1ed.Rio de Janeiro: Edições Makunaima, 2021, v. 1, p. 35-43. (e-book)

BF Fiuza, Mônica. MUITO ALÉM DE MUSA. In: Mônica Fiuza Bento de Faria. (Org.). UM BREVE OLHAR SOBRE AS MULHERES NA FRANÇA DO SÉCULO XIX. 1ed.Rio de Janeiro: Edições Makunaima, 2021, v. 1, p. 44-56. (e-book)

BF Fiuza, Mônica. CLÉMENCE ROBERT, ENGAJADA NA POLÍTICA E NO SOCIAL. In: Mônica Fiuza Bento de Faria. (Org.). UM BREVE OLHAR SOBRE AS MULHERES NA FRANÇA DO SÉCULO XIX. 1ed.Rio de Janeiro: Edições Makunaima, 2021, v. 1, p. 57-62.(e-book)

BF Fiuza, Mônica. MARIE-LOUISE GAGNEUR, FEMINISTA?. In: Mônica Fiuza Bento de Faria. (Org.). UM BREVE OLHAR SOBRE AS MULHERES NA FRANÇA DO SÉCULO XIX. 1ed.Rio de Janeiro: Edições Makunaima, 2021, v. 1, p. 63-76. (e-book)

BF Fiuza, Mônica. VIAGEM AO IMPOSSÍVEL OU O IMPOSSÍVEL DAS VIAGENS. In: José Luís Jobim; Maria Elizabeth Chaves de Mello; Eden Viana Martin; Nadine Laporte. (Org.). Circulações transculturais: territórios, representações, imaginários. 1ed.Boa Vista (RR): Ed Makunaima, 2021, v. 1, p. 187-198.

BF Fiuza, Mônica. Jules Verne, feminista antes do tempo?. In: Maria Elizabeth Chaves de Mello. (Org.). Janelas para o outro. 1ed.Rio de janeiro: 7Letras, 2021, v. 1, p. 306-324.

BF Fiuza, Mônica. A jangada de Jules Verne. In: Maria Elizabeth Chaves de Mello. (Org.). A literatura no encontro com o outro. 1ed.Curitiba: CRV, 2018, v. 1, p. 159-170.


Autor: André Cardoso

CARDOSO, A. C. de A.. A prisioneira de Bangkok: a herança
gótica de The Windup Girl, de Paolo Bacigalupi. In: Ângle Dias;
Guillermo Giucci; Maria Conceição Monteiro. (Org.)
Transumanismo e sua interface com o humano: desafios e
perspectivas. 1ed.Rio de Janeiro: Makunaima, 2024, v. 1, p. 168-191.

Disponível em: http://www.edicoesmakunaima.com.br/?s=transumanismo&id=2083&post_type=post

CARDOSO, A. C. de A.. Alguns apontamentos sobre o
imaginário do fim na Literatura Brasileira Contemporânea. In:
Evanir Pavloski. (Org.). Movências interdisciplinares da Utopia:
reflexos e reflexões do Minuto 3. 1ed.Ponta Grossa: Texto e
Contexto, 2024, v. 1, p. 104-125. Disponível em: https://www.textoecontextoeditora.com.br/assets/uploads/arquivo/8230b-ebook-minuto-iii.pdf

CARDOSO, A. C. de A.. A narrativa do fim e o fim da narrativa.
In: Eden Viana Martin; José Luís Jobim; Luciane Boganika;
Maria da Conceição Coelho Ferreira; Mireille Garcia; Nabil
Araújo. (Org.). Perspectivas interculturais: discurso, linguagem
e poder. 1ed.Rio de Janeiro; Niterói: Edições Makunaima;
EdUFF, 2024, v. 1, p. 33-56. Disponível em: https://www.edicoesmakunaima.com.br/?s=Perspectivas+interculturais%3A+discurso%2C+linguagem+e+poder&id=2083&post_type=post

CARDOSO, A. C. de A.. Em defesa de literaturas “menores”. In:
Maria de Fátima Castro de Oliveira Molina; Sheila Praxedes
Pereira Campos; André Dias. (Org.). Trânsitos e fronteiras
literárias: ensino. 1ed.Rio de Janeiro: Makunaima, 2024, v. 1, p.
224-245.

CARDOSO, A. C. de A.. Traços do espaço gótico em 1984, de
George Orwell. In: Jaqueline Bohn Donada; Claudio Zanini.
(Org.). Manifestações e Intersecções do Gótico: de Otranto ao
Apocalipse. 1ed.Rio de Janeiro: Dialogarts, 2023, v. 1, p. 124-

Disponível em: https://www.dialogarts.uerj.br/manifestacoes-e-interseccoes-do-gotico-de-otranto-ao-apocalipse

CARDOSO, A. C. de A.. Técnicas da visão: investigando a
imagem em Blade Runner e Blow-Up. In: Portilho, Carla; Ribas,
Maria Cristina; Sasse, Pedro. (Org.). Investigação e crime em
perspectiva intermidiática. Escritos suspeitos, v. 1. 1ed.Rio de
Janeiro: Acaso Cultural, 2022, v. 1, p. 15-40. Disponível em: https://www.acasocultural.com/escritossuspeitos


Autora: Maria Del Carmen Daher

DAHER, D. C.; LIMA, E. S. et al.. (Re)construção de políticas de pesquisa: Teorias do texto, do discurso e da tradução, ed.446. São Carlos – SP: Pedro & João Editores, 2024
ISBN: 978-65-5831-147-8

DAHER, D. C.; OLIVEIRA, L. S. Professor-cartógrafo e suas pesquisas-intervenção: práticas de linguagem, trabalho e formação docente. Revista Leitura. Revista do Programa de Pós-graduação em Linguística e Literatura Universidade Federal de Alagoas, 2024.
ISSN 2317-9945 (On-line) ISSN 0103-6858
https://www.seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/18080

DAHER, D. C.. Ensino de espanhol em contexto extensionista: práticas e diálogos com o CAp-Uerj e a SME-RJ In: CAMPOS, R. et al. (Orgs). Espanhol no Ensino Superior: práticas pedagógicas e reflexões docentes, ed.1. São Carlos – SP: Pedro & João Editores, 2024, p. 63 – 82.
ISBN: 978-65-265-1395-8 [e-book]
https://pedroejoaoeditores.com.br/produto/espanhol-no-ensino-superior-praticas-pedagogicas-e-reflexoes-docentes/

DAHER, D. C.; VARGENS, D. P. de M. Práticas de resistência e políticas públicas
educacionais: ensino do espanhol no estado do Rio de Janeiro. ed.1. Rio de Janeiro: Editorarte, 2023, v.1., p.169.
ISBN: 978-65-88423-02-8
https://www.academia.edu/115867602/Livro_ENSINO_ESPANHOL_RJ_final_atualizado_Marco24_1_3_

DAHER, D. C.; GIORGI, M. C. et al.. Análise do Discurso: conceitos e percursos de pesquisas em linguagem-intervenção In: DELA-SILVA, S.; ESTEVES, P. M. da S. (Orgs.) Teorias do texto, do discurso e da tradução, ed.1ª. Niterói: Eduff, 2023, p. 129 – 159.
ISBN: 978-65-5831-147-8
https://pedroejoaoeditores.com.br/produto/linguagem-em-dialogo-com-a-sociedade-teorias-do-texto-do-discurso-e-da-traducao/

DAHER, D. C. et al. Bruno Deusdará e Geraldo Pontes entrevistam Del Carmen Daher. MATRAGA(RIO DE JANEIRO), v.29, p.184 – 188, 2022.
ISSN: 2446-6905

DAHER, D. C.; ROSINEK, A. P. Extensão, espaço aberto a resistências: sobre o fomentar encontros In: DAHER, D. C.; VARGENS, D. P. de M. (Orgs.) Práticas de resistência e políticas públicas educacionais: ensino do espanhol no estado do Rio de Janeiro, ed.1. Rio de Janeiro: Editorarte, 2023, v.1, p. 97 – 109.
ISBN: 978-65-88423-02-8
https://www.academia.edu/115867602/Livro_ENSINO_ESPANHOL_RJ_final_atualizado_Marco24_1_3_

DAHER, Del Carmen; VARGENS, D, P, de M, et al.. Os donos das línguas estrangeiras e a escola pública de Educação Básica: perigos da pandemia In: ARANTES, P.; UPHOFF, D. (Orgs.) Ensinar alemão em tempos de (pós-)pandemia: impactos e construção de novos saberes, ed.1. São Paulo: Mercado de Letras, 2023, p. 323 – 344.
ISBN:978-65-86089-89-9
https://pedroejoaoeditores.com.br/produto/linguagem-em-dialogo-com-a-sociedade-teorias-do-texto-do-discurso-e-da-traducao/

DAHER, Del Carmen; SOUZA, A. M. R. Línguas estrangeiras em tempos de resistência :a quem serve uma BNCC monolíngue?. ABEHACHE. v.22, p.86 -103, 2022.
ISSN: 2238-3026
https://revistaabehache.com/ojs/index.php/abehache/article/view/441/338

DAHER, DEL CARMEN; SANTOS, G. F. et al..Políticas públicas educacionais: trajetórias de
pesquisas como resistências In: RODRIGUES, A.; DEUSDARÁ, B.; DIAS, J. P. (Orgs.) Discurso em análise do/no presente, ed.1. Curitiba: CRV, 2023, v.5, p. 65 – 76.
ISBN: 978-65-251-4274-6 / ISBN DIGITAL: 978-65-251-4270-8
https://www.editoracrv.com.br/produtos/detalhes/37736-discursos-em-analise-do-no-presente?srsltid=AfmBOorHzVaZSyrNrPUyToO4cWnE9DojDfmClAegEyicCIdcXEnJlju9

DAHER, Del Carmen; SANT’ANNA, V. L. A. “O que se pensa e o que se diz com o que se faz e o que se é“: reflexões sobre linguagem, trabalho, ética e pesquisa In: DEUSDARÁ, B.; PESSOA, F. (Orgs.) Discurso e trabalho: reflexões sobre ética, ed.1. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2022, p. 41 – 56.
ISBN: 978-65-879-4968-0


Autora: Anelise Freitas Pereira Gondar

Vaz Ferreira, Mergenfel A. ; GONDAR, Anelise F. P. . Affection as a Professional Knowledge in German as a Foreign Language Teachers¿ Initial Education in Rio de Janeiro. In: Voerkel, P.; Vaz Ferreira, M.A.; Drescher, N.. (Org.). Tools, Techniques and Strategies for Reflective Second & Foreign Language Teacher Education. 1ed.Berlim:: Springer Berlin Heidelberg, 2024, v. 1, p. 145-160.

GONDAR, Anelise F. P.; SOUZA, L. V. . ALEMÃO PARA FINS DE LEITURA NO CONTEXTO DO IsF: empregando diferentes gêneros textuais. In: Marcella Iochem Valente; Cláudia Rebello dos Santos. (Org.). Diálogos em Letras Anglo-germânicas: docência, tradução, estudos linguísticos e literários. 1ed.São Carlos: Pedro & João Editores, 2024, v. 1, p. 11-22.

Cavallo, Patrizia ; GONDAR, Anelise . A TRADUÇÃO À VISTA NA FORMAÇÃO E NA PRÁTICA PROFISSIONAL DE INTÉRPRETES: ANÁLISE DE DADOS A PARTIR DO CONTEXTO BRASILEIRO. In: Cristiane Killian Krause; Monique Pfau; Vinícius Martins Flores. (Org.). Do Sul para o Mundo: pensando a tradução no contexto pós-pandemia. 1ed.Porto Alegre: Editora Fundação Fênix, 2024, v. 1, p. 641-657.


Autora: Eliza de Sousa Silva Araújo

2023, Livro: ARAÚJO, E. S. S.. Morrison, Angelou e Evaristo: mulheres negras e escrita revolucionária, ed.1. Campinas: Pontes Editores, 2023, v.1., p.230. Disponível em: https://ponteseditores.com.br/loja3/pontes-editores-home-2__trashed/literatura/morrison-angelou-e-evaristo/

2023, Capítulo de Livro: ARAÚJO, E. S. S.. Mora na poesia: a palavra poética como lugar de sobrevivência, reinvenção e revolução In: Feminismo e resistência: ressonâncias na literatura latino-americana e caribenha, ed.1. São Paulo: Pimenta Cultural, 2023, v.1, p. 185 – 211. Disponívem em: https://www.pimentacultural.com/wp-content/uploads/2024/04/eBook_feminismo-resistencia.pdf


Autora: Andressa Cristina Molinari

https://ebooks.marilia.unesp.br/index.php/lab_editorial/catalog/book/366

https://www.researchgate.net/publication/382832052_Toward_a_Plurilingual_Pedagogy_and_Critical_Intercultural_Perspective_in_BiMultilingual_Schools_The_Global_Kids_Portfolio


Nome da obra: Educação de professores para o contexto bi/multilíngue: perspectivas e práticas

Autores: Michelle Salles, Vivian Saviolli e Andressa Cristina

Resumo da obra: Os capítulos deste volume explicitam a integração coerente de três elementos essenciais que são tradicionalmente incluídos em programas de desenvolvimento profissional de professores: (1) conhecimento teórico-pedagógico, (2) estratégias e práticas de ensino, e (3) reflexão sobre ações e atitudes que afetam o contexto da sala de aula (WALQUI, 2011). No entanto, o que há de especial e inovador neste projeto é que ele vai além desses três componentes para oferecer um quarto: a clareza ideológica para orientar a missão educativa dos professores bilíngues (ALFARO; BARTOLOMÉ, 2017). 

Teoricamente, o volume apresenta diversas perspectivas relacionadas à aquisição de uma segunda língua, e ao desenvolvimento de habilidades linguísticas bilíngues. Explora os fatores linguísticos e cognitivos que afetam a aprendizagem de línguas (Capítulo 1, MARCELINO & WEISSHEIMER), examina considerações sobre o desenvolvimento simultâneo da alfabetização em duas línguas (Capítulo 2, ALVES & FINGER), e discute conceitos centrais derivados de abordagens socioculturais, tais como como a interculturalidade, perspectivas heteroglóssicas, a translinguagem e o andaimento (Capítulo 4, TELLES & WELP; Capítulo 5, EL KADRI; Capítulo 7, de OLIVEIRA & HÖFLING). É importante ressaltar que a coletânea está firmemente embasada em uma fundamentação teórica crítica, promovendo práticas educativas centradas na decolonização e na justiça social, bem como afirmando as identidades múltiplas dos estudantes (Capítulo 3, MEGALE; Capítulo 4, TELLES & WELP; Capítulo 6, EL KADRI, SAVIOLLI, & MOLINARI). 

O volume também descreve várias práticas pedagógicas inovadoras para a sala de aula bilíngue, fundamentadas nas propostas teóricas anteriormente mencionadas. Citando alguns exemplos, os autores discutem a importância do feedback do professor (Capítulo 1, MARCELINO & WEISSHEIMER), propõem estratégias para o desenvolvimento de habilidades de consciência fonológica na alfabetização bilíngue (Capítulo 2, ALVES & FINGER); sugerem estratégias específicas que promovam a translinguagem e a exploração identitária, como retratos linguísticos (Capítulo 3, MEGALE) e guias turísticos bilíngues (Capítulo 4, TELLES & WELP), oferecem um uma estrutura para o planejamento de aulas para o aprendizado simultâneo de língua e conteúdo (Capítulo 7, de OLIVEIRA & HÖFLING) e descrevem o desenvolvimento de materiais de ensino que apresentam narrativas antirracistas e que rompem estereótipos de gênero (Capítulo 5, EL KADRI; Capítulo 6, EL KADRI, SAVIOLLI & MOLINARI). 

Por meio dessas discussões teóricas e práticas, os autores enfatizam a importância de educadores bilíngues desenvolverem uma consciência sociolinguística crítica (PALMER ET AL., 2019), que envolve “(1) uma compreensão de que a língua, a cultura e a identidade estão profundamente interconectadas, e (2) uma consciência das dimensões sociopolíticas do uso e da educação da língua” (LUCAS & VILLEGAS, 2011, pp. 56-57). Os leitores são desafiados a questionar mitos relacionados à natureza da linguagem, a reconhecer que práticas bilíngues autênticas são fluidas e flexíveis (VOGEL, 2022), a examinar suas próprias experiências, atitudes e crenças (VALENZUELA, 2016), e a problematizar práticas educacionais que perpetuam desigualdades estruturais nas escolas onde atuam (MOTHA, 2014). Esse processo de reflexão crítica ajuda os professores a desenvolver uma consciência das relações de poder que operam no nível micro de suas escolas, bem como no nível macro da sociedade em geral (DANTAS-WHITNEY, 2019). 

Em suma, os capítulos deste volume incentivam os leitores (educadores atuantes em contextos bi/multilíngues) a desenvolver o tipo de clareza ideológica (ALFARO, 2019) que esperamos que se traduza em ações concretas a realizarem em suas próprias salas de aula (por exemplo, selecionando materiais instrucionais que positivamente reflitam as diversas identidades dos alunos), dentro de suas escolas (por exemplo, resistindo políticas que prejudiquem certos grupos de estudantes) e em suas comunidades (por exemplo, reforçando o valor das práticas translinguais às famílias de seus estudantes). Nesse sentido, esta coletânea é uma verdadeira reflexão da proposta pedagógica crítica de Freire (1970).

Link de acesso ao e-book


Nome da obra: A escola sem muros: uma escola da reliance

Versão francesa

Autoras: Joice Armani Galli & Josilene Pinheiro-Mariz

Resumo da obra: Todo trabalho que envolve a imaterialidade da produção humana pode ser entendido como um debate entre ciência e arte, particularmente no que tange à área das línguas, da literatura, da linguística, em uma só palavra, das Letras. Rajagopalan (2013), ao discorrer sobre a (in) definição do que seja o termo ‘política linguística’ ressalta o fato de que se não descrevemos um fenômeno, um objeto, uma realidade, sendo este um dos princípios da ciência, mas nos preocupamos prioritariamente em prescrever, intervindo e agindo nesta realidade, aí estamos mais voltados para a arte do que para a ciência. Foi através do binômio reflexão-ação que o projeto de tradução,  dito de outra forma, o projeto da versão brasileira da obra francesa nasceu, assim, entre espaço de ciência e arte dos grupos de pesquisa de ambas as universidades públicas, UFF e UFCG. Para tratar de uma escola sem muros, melhor vivê-las a tão somente descrevê-las será sob tal perspectiva que o leitor descobrirá a realidade de espaços educacionais recônditos seja do leste europeu, seja da região amazônica brasileira.

Título original: L’école sans murs: une école de la reliance

Autoras: Nicole Blondeau, Véronique Boy, Anthippi Potolia

Link para acesso à versão francesa: copyright edições L’Harmattan, https://www.amazon.com.br/L%C3%A9cole-sans-murs-Nicole-Blondeau/dp/2343167206

Link para acesso à versão brasileira: https://editora.ufcg.edu.br/ebooks/151/view_bl/68/publica%C3%A7%C3%B5es-2021/108/a-escola-sem-muros-uma-escola-da-reliance.ht


Nome da obra: Caribe, Caribes: tessituras literárias em relação

Autores: Margarete Nascimento dos Santos e Vanessa Massoni da Rocha (organizadoras)

Resumo: A proposta de organização desta obra consiste em reunir pesquisadores universitários, pesquisadores de Colégios de Aplicação e estudantes de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado que contemplam o Caribe, em toda sua diversidade cultural e linguística, no âmbito de seus projetos. Ao adotar a perspectiva comparatista, o livro amplia seu campo de estudos e seu público alvo, endereçando-se tanto aos pesquisadores de Caribe quanto a todos aqueles que se interessa pelos estudos pós-coloniais, decoloniais, latino-americanos, de gênero, de raça e de crítica literária contemporânea.

Acolhendo o Caribe em sua pluralidade linguística (espanhol, francês e inglês), étnica e cultural, os artigos versam sobre escritores de diferentes ilhas: Cuba, Jamaica, Haiti, República Dominicana, Martinica, Guadalupe, Porto Rico e de Santa Lúcia, alguns em diáspora. Os temas privilegiados são: a relação entre Literatura e História, a partir de novos paradigmas epistêmicos; (res)significações identitárias; questões étnico-raciais; configurações do feminino; o vínculo estabelecido com a paisagem e com o espaço; bifurcações entre escrita caribenha e cânone literário e, por fim, experiências de deslocamento, exílio e diáspora.

Link de acesso: https://www.editoracrv.com.br/produtos/detalhes/37475-caribe-caribesbrtessituras-literarias-em-relacao


Autora: Viviana Gelado

GELADO, Viviana. Uma história transatlântica menor: Arturo Alfonso Schomburg. In: Fléchet, Anaïs; Soares, Gabriela Pellegrino; Compagnon, Olivier. (Org.). Transatlantic cultures. 1ed.Paris: Sorbonne Nouvelle – Paris 3 – IHEAL-CREDA, 2020, v. , p. 1-27.
https://www.transatlantic-cultures.org/pt/catalog/uma-historia-transatlantica-menor-arturo-alfonso-schomburg-c36fe197-92f0-457e-9d08-e02d3038edaa

GELADO, Viviana. Arte como arquivo crítico de desigualdades: a colagem na obra de Rosana Paulino. In: Ferreras, Norberto O.. (Org.). Desigualdades globais e sociais em perspectiva temporal e espacial. 1ed.São Paulo: HUCITEC, 2021, v. 1, p. 148-176.
https://lojahucitec.com.br/produto/desigualdades-globais-e-sociais-em-perspectiva-temporal-e-espacial-norberto-o-ferreras-org/?srsltid=AfmBOoprt5QQzT2Mk5BC4BchhOSPnoUaAELALsVNGj8hJF10ghg4qK5O

GELADO, VIVIANA. Lenguaviaje com Augusto de Campos. OUTRA TRAVESSIA (UFSC), v. 1, p. 114-123, 2022.
https://periodicos.ufsc.br/index.php/Outra/article/view/88090

GELADO, Viviana. Literatura e movimento: derivas e possibilidades dos Estudos culturais. In: Gelado, Viviana. (Org.). Literatura em movimento: pesquisa e investigação. 1ed.Campinas: Pangeia, 2023, v. 1, p. 8-20.
https://editorapangeia.com.br/pt_br/product/ppg-uff-literatura-em-movimento-pesquisa-e-investigacao-1-pdf/


Autora: Susana Kampff Lages

Seleção:
1) “A terceira margem do rio” de João Guimarães Rosa e “O veredicto” de Franz Kafka: modos de acolher e contradizer a lei do pai. In: REIS, L. ; PARAQUETT, M.; AMARAL, V.A. Literatura(s): Trânsitos e diálogos. Rio de Janeiro: Makunaimã, 2024, p. 102-124. Acessível em: https://www.edicoesmakunaima.com.br/wp content/uploads/2024/07/Literaturas-transitos-e-dialogos-1.pdf
2) De “Desejo de ser índio” a Amerika ou O desaparecido. Múltiplas faces da dissipação diaspórica a partir de Kafka. In: LAGES, S.K. Literatura em movimento. Uberlândia: Pangeia, 2024. Vol 14, p. 7-20. Acessível em: https://editorapangeia.com.br/pt_br/product/ppg-uff-capes-literatura-em-movimento-pesquisa-e-investigacao-14-pdf/
3) Susana Kampff Lages entrevista Andreas Kilcher. In: LAGES, S.K. & FRANÇA, J. (Orgs.) Matraga, v. 30 n. 60 (2023): De Babel ao (Sul) Global: O legado de Kafka no centésimo aniversário de sua morte. Acessível em https://doi.org/10.12957/matraga.2023.79296

Localização

Sala da Secretaria do GLE: Sala 520.

Campus do Gragoatá – Bloco C
Rua Prof. Marcos Waldemar de Freitas Reis, s/nº
São Domingos – Niterói – RJ – CEP:24210-200

Secretaria Departamental

Horário de Funcionamento:

De segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, atendimento PRESENCIAL.

De segunda a sexta-feira, atendimento REMOTO via email.

Email: gle.egl@id.uff.br

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